Minicursos

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Minicurso 1: Emprego da Computação no Ensino do Cálculo para Cursos nas Áreas de Exatas

Ed' Wilson Tavares Ferreira, Mattheus Nunes Araújo (IFMT)

Resumo: A matéria de cálculo tem se apresentado com desafio aos alunos em cursos de exatas. Certamente que é indiscutível a importância deste conhecimento para profissionais da Computação, Engenharias e outros áreas. Para auxiliar o aprendizado, é proposto utilizar um software como apoio nas disciplinas de cálculo, com objetivo de ensino ao estudante alguns conceitos importantes. O software Mathematica pode ser empregado com este intento, desde que seu uso seja orientado pelo professor da matéria. Neste minicurso os autores propõem aplicar alguns conceitos matemáticos com o uso do software para auxiliar o aprendizado do aluno.

Natureza: Minicurso prático em laboratório.

Pré-requisitos: Noções de cálculo.


Minicurso 2: Tecnologias para alfabetismo computacional no ensino básico

Cleyton Slaviero, João Antônio Bastos (PUC-Rio)

Resumo: Este curso será dividido em duas partes. Na primeira parte, será apresentado o conceito de raciocínio computacional, desde suas origens, com os estudos de Seymour Papert, na década de 60, até os dias de hoje, com a iniciativa Code.org. Em seguida, serão apresentados conceitos básicos de algoritmos e programação como base para melhor entendimento das tecnologias a serem apresentadas. Logo após, serão apresentadas três tecnologias (Scratch, Greenfoot e Netlogo) por meio da desconstrução de um mesmo projeto elaborado nessas ferramentas, de forma a trazer aos alunos os conceitos básicos para a construção de um jogo nestes ambientes. Na segunda parte, os alunos terão a oportunidade de trabalhar em um ou mais projetos que desejarem, em um dos três ambientes apresentados. Por fim, os alunos terão a oportunidade de apresentar seus projetos a turma, bem como discutir sobre os resultados do minicurso e potenciais pesquisas e/ou aplicações do tema apresentado.

Natureza: Minicurso prático em laboratório.

Pré-requisitos: Nenhum.


Minicurso 3: Introdução ao Ambiente R: Uma visão aquém da estatística

Samuel de Pádua Chaves e Carvalho (UFMT), Walmes Marques Zeviani (Universidade do Paraná)

Resumo: O minicurso “Introdução ao Ambiente R: uma visão aquém da estatística” tem por objetivo apresentar o software R como uma ferramenta de trabalho e não apenas como um software de análise estatística. Serão abordados tópicos de navegação na página do programa, editores do R, principais pacotes, interfaces gráficas e o R como um ambiente de trabalho. Ao final do curso almeja-se que os participantes tenham absorvido um conhecimento mínimo de programação em linguagem R e que estes perpetuem na linguagem em trabalhos diários e rotineiros.

Natureza: Minicurso prático em laboratório.

Pré-requisitos: Nenhum.


Minicurso 4: Introdução à Pesquisa Qualitativa em Ciência da Computação

Ecivaldo de Souza Matos, Fernando Paiva (UFBA)

Resumo: Este curso tem como objetivo apresentar técnicas e abordagens de pesquisa qualitativa a estudantes e pesquisadores de Ciência da Computação, como foco nos métodos de coleta e análise de dados: entrevistas, grupo focal e análise de conteúdo. O curso de natureza téorica e prática terá momentos de estudo compartilhado com exposição docente e momentos de execução de miniexercícios práticos para treinamento das técnicas de coleta e análise de dados qualitativos.

Natureza: Minicurso prático em laboratório.

Pré-requisitos: Nenhum.


Minicurso 5: Blender 3D - Interface Gráfica e Introdução à Modelagem

Carlos Gontijo, Eunice P. dos Santos Nunes (UFMT)

Resumo: Este minicurso apresenta uma breve introdução sobre os conceitos de modelagem e produção de mídia tridimensional. A partir dos conceitos introdutórios, apresenta-se a ferramenta de modelagem tridimensional Blender (open source) e suas principais características. Por meio de uma abordagem prática, apresenta-se o desenvolvimento da modelagem de objetos e personagens tridimensionais considerando seleção, movimentação, duplicação, rotação, extensão e extrusão dos objetos, incluindo faces, arestas e vértices. Este tutorial faz uso de biblioteca online que armazena objetos 3D, manual de uso do software, videoaulas, fórum de discussão e ferramenta de animação, o que facilita o desenvolvimento de peças 3D de forma completa.

Natureza: Minicurso prático em laboratório.

Pré-requisitos: Nenhum.


Minicurso 6: Desenvolvimento de Games com Construct 2

Igor Richtic Silva, Jivago Medeiros, Karen Figueiredo (UFMT)

Resumo: Jogos eletrônicos são jogos com interação audiovisual, em formato digital, que podem ser baseados em uma história. O Contruct 2 é um software da Scirra para desenvolvimento de jogos eletrônicos em duas dimensões, com suporte de exportação para muitas plataformas (ex.: HTML 5 website, Chrome Web Store, Scirra Arcade, Kongregate, Cordova, BlackBerry 10, Tizen, Amazon Appstore, Windows Store, Open Web App e NW.js), disponibilizado gratuitamente no site www.scirra.com. Nesse minicurso, trabalharemos com a versão r206 do Construct 2 para aprender a desenvolver jogos de plataforma iniciantes no software. O objetivo é explorar ao máximo os recursos principais da ferramenta. Utilizaremos a área de trabalho do aplicativo para montar cenários, trabalhar com diversos tipos de persongens, caixas de diálogos e eventos. A programação em blocos será utilizada para criar as regras de movimentação e interação com os cenários elaborados. Ao final do curso o participante será capaz de poduzir o seu próprio minijogo com todos os elementos estudados.

Natureza: Minicurso prático em laboratório.

Pré-requisitos: Apenas conhecimentos básicos de lógica de programação.


Minicurso 7: Construindo Aplicativos Híbridos com Ionic Framework

Alvaro Viebrantz, Guilherme Campos (UFMT)

Resumo: O Ionic é um poderoso framework para desenvolvimento móvel que nos permite construir aplicativos híbridos, e através do seu vasto cardápio de componentes, fornece-nos subsídios suficientes para a construção rápida e eficiente de apps. Ao final do curso, você será capaz de construir aplicativos móveis que acessam os recursos da plataforma, utilizando Ionic e o Apache Cordova.

Natureza: Minicurso prático em laboratório.

Pré-requisitos: HTML/CSS e Javascript intermediários.


Minicurso 8: Web 3D Storytelling

Maria Amelia Eliseo (Universidade Mackenzie)

Resumo: Com o recurso Canvas da HTML 5 e o framework X3DOM é possível desenvolver websites com ambientes 3D interativos, sem necessidade da instalação de novos plugins no browser. X3DOM integra cenas X3D no código HTML e permite a manipulação do conteúdo adicionando, removendo ou alterando os elementos DOM HTML. O resultado é um ambiente virtual 3D onde o usuário poderá navegar e interagir com os objetos do mundo tridimensional. Este recurso possibilita a reprodução de espaços arquitetônicos com significado histórico, de tal forma que o usuário explora o espaço virtual 3D, complementado com textos que “contam” a história do local retratado. Neste contexto, este minicurso irá mostrar como reproduzir espaços arquitetônicos, usando a linguagem X3D, num ambiente web interativo, fazendo uso da API Canvas da HTML 5 e do framework X3DOM.

Natureza: Minicurso prático em laboratório.

Pré-requisitos: Conhecer HTML, CSS e Script.


Minicurso 9: Business Intelligence: Uma abordagem utilizando o Pentaho Community

Rondinely Oliveira, João Luiz Oliveira Ribeiro Ribeiro, Nilton Hideki Takagi (UFMT)

Resumo: Dentre as diversas aplicações que compõe a ferramenta se destaca no minicurso as seguintes: Pentaho Data Integration (Kettle): Trata-se de uma solução para a integração e transformação de dados, isso a partir do processo de ETL, dentre as suas diversas características destaca-se a integração/importação com diversas fontes de dados, tais como: arquivos texto, planilhas Excel, base de dados entre outros. Pentaho Business Analysis Services (BI Server): Servidor OLAP que possibilita a criação/visualização de Dashboard’s (relatórios) de maneira simplificada e interativa, onde os usuários podem analisar e visualizar dados de varias medidas e dimensões, isso sem depender de um profissional de TI.

Natureza: Minicurso prático em laboratório.

Pré-requisitos: Conhecimento básico em conceitos de banco de dados e linguagem SQL.


Minicurso 10: Comunicação por Campo de Proximidade: Tecnologia, Aplicações e Questões de Segurança

Emilio Reginaldo Tubino, Silvio Quincozes, Juliano Kazienko (Universidade Federal do Pampa)

Resumo: Avanços em sistemas distribuídos, na computação móvel e na miniaturização de dispositivos têm contribuído para a integração e a proliferação de dispositivos computacionais. Tais avanços têm viabilizado a computação de forma ubíqua e pervasiva, ou seja, a computação em toda parte e entranhada aos objetos do cotidiano. Dentre as tecnologias de comunicação sem fio, a Comunicação por Campo de Proximidade, do inglês, Near Field Communication (NFC) tem recentemente atraído o interesse tanto da comunidade científica quanto da indústria, além da aceitação por parte do usuário. Tais fatores tornam o NFC uma tecnologia de comunicação promissora. Este minicurso tem por objetivo realizar um estudo teórico sobre a tecnologia NFC, apresentando suas aplicações especialmente na área de educação, além de vulnerabilidades, ataques e as contramedidas que visam garantir a segurança da informação trocada ou armazenada em dispositivos habilitados para operar com NFC. Além desse estudo teórico, demonstra-se, através de estudo de caso prático na área de educação, como explorar vulnerabilidades na comunicação entre dispositivos e as contramedidas existentes. Com isso, espera-se aumentar o conhecimento sobre a tecnologia e seu uso de forma efetiva.

Natureza: Minicurso teórico com demonstração.

Pré-requisitos: Nenhum.