Chamada de Trabalhos - Minicursos

A ERI-MT 2015 está em sua sexta edição e tem crescido, gradativamente, ao longo dos anos. Atualmente figura como o principal evento na área educacional e científica em computação no estado de Mato Grosso, promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Os minicursos têm como objetivo apresentar uma tecnologia ou teoria de um tópico na área de computação. Dessa forma, esse tipo de atividade treina e forma teoricamente os participantes naquele assunto abordado pelo minicurso. Qualquer área de computação e suas aplicações são tópicos de interesse, especialmente estando o tópico relacionado ao tema da ERI-MT 2015 que esse ano aborda sobre “Elos digitais: educação, cultura e interação”, que tem como objetivo discutir as relações entre computação, tecnologia e educação, considerando os aspectos culturais e de interação dos usuários.

A ERI-MT 2015 dá a oportunidade para grupos de estudos, entusiastas ou profissionais, com conhecimento especializado e o desejo de compartilhar esse conhecimento, de submeter uma proposta de minicurso a ser realizado durante a ERI-MT 2015. As propostas serão avaliadas pelo comitê científico que irá selecionar as propostas mais condizentes ao tema da ERI-MT 2015.

Submissão de proposta de Minicurso:

Os minicursos poderão ter carga horária de 4 ou 8 horas e podem ser teóricos, ou práticos com o desenvolvimento em laboratório de informática. Para encaminhar a proposta, os autores devem preencher todos os itens do formulário de inscrição, que consiste nos seguintes dados:

  • - Dados pessoais do responsável e membros da equipe (se houver) - Nome, e-mail, telefone, instituição
  • - Título do minicurso
  • - Natureza do minicurso
  • - Carga horária
  • - Público-alvo, pré-requisitos
  • - Resumo
  • - Sumário - conteúdo abordado e carga horária de cada tópico principal
  • - Argumentação da justificativa do minicurso para atrair a atenção do público alvo
  • - Recursos materiais necessários para a realização
  • - Breve biografia dos autores

Destaca-se, entretanto, que, após a aceitação da proposta, os autores deverão elaborar um texto completo para a aceitação final. Este texto (final) seguirá obrigatoriamente o modelo de capítulo de livro da SBC e devem se limitar entre 10 e 15 páginas.

O formulário de inscrição e o modelo de capítulo de livro estão disponíveis para download nos links apresentados a seguir e devem obrigatoriamente ser submetidos em formato PDF por meio do sistema JEMS (SBC).

- Download do formulário de inscrição da proposta

- Download do template para capítulo livro da SBC

- Submeta aqui a proposta do minicurso (sistema JEMS)!


Instruções para Autores:

Ao ser aceito, será solicitado aos autores do minicurso uma autorização para que o material utilizado se torne de domínio público, podendo ser publicado em páginas web, CD's ou PenDrive. Para fins de publicação, os capítulos apresentados pelos autores irão compor um livro digital.

Salientamos que o evento irá custear a inscrição de modalidade simples na ERI-MT 2015 para até dois apresentadores por Minicurso. Cabe lembrar que não existe previsão de apoio financeiro para custear as despesas de deslocamento e permanência em Cuiabá aos apresentadores dos Minicursos.

Datas Importantes:

- Submissão da proposta: 31/08/2015 até 05/09/2015

- Notificação aos autores: 11/09/2015

- Submissão do texto completo: 09/10/2015


Para maiores informações, entre em contato com os coordenadores do evento:

- Download do Arquivo de Copyright para Minicursos


NOVIDADE: Confira os minicursos aprovados!

Comitê Científico:

Dra. Eunice P. dos Santos Nunes – UFMT(eunice.ufmt@gmail.com)

Dr. Maurício Fernando Lima Pereira – UFMT(mauricio@ic.ufmt.br)


Coordenação de Minicursos:

Esp. Cesar Guarienti – UFMT (cesar.guarienti@ic.ufmt.br)


Contato – erimt2015@ic.ufmt.br