• Arte

  • Computação

  • Networking

I Mostra de Arte Digital

O Instituto de Computação (IC) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL) da UFMT-Cuiabá realizam pela primeira vez uma Mostra de Arte Digital na Escola Regional de Informática de Mato Grosso (ERI-MT 2015), estreitando os laços entre tecnologia e arte em uma empreitada pioneira de um evento da nossa região.

A ERI-MT 2015 aborda esse ano o tema “Elos digitais: educação, cultura e interação”, que tem como objetivo discutir as relações entre computação, tecnologia e educação, considerando os aspectos culturais e de interação dos usuários. O tema da ERI-MT é um norte de inspiração para os trabalhos da Mostra de Arte Digital.
O que é arte?
Entre várias definições existentes, podemos considerar como arte o que é produzido para ter valor estético, não funcional; ou o que é produzido para causar estranhamento e desnaturação da percepção e dos sentidos. Aquilo que serve para proporcionar experiências estéticas, mudando nossas formas de ser, conhecer e interagir, e não necessariamente para resolver demandas da vida útil.
E Tecnologia?
Tékhne é uma palavra usada no grego clássico para designar algo que se assemelha tanto à arte quanto à tecnologia. Aliás, como distinguir com clareza as fronteiras entre essas atividades, que nos tornam essencialmente humanos?
Arte Digital
Tecnoarte, arte digital ou arte eletrônica é a possibilidade de, com elétrons, 0s e 1s, construir novas estéticas. A arte digital é aquela que tem por objetivo criar obras de arte por intermédio de processos digitais, utilizando software ou hardware ou um espaço virtual.
Você, Artista!
O poder para criar e inventar está dentro de você! Mostre o seu lado artístico! Expresse seu talento e participe do evento!

Datas Importantes:

Envio de trabalhos até: 12.10.2015!
Notificação dos trabalhos aceitos: 20/10/2015

Sobre a ERI-MT 2015:



Saiba mais sobre a 6ª Edição da Escola Regional de Informática de Mato Grosso (ERI-MT 2015)